sábado, 4 de maio de 2013

Merlin

      Eu pensei mil vezes antes de escrever esse post. Depois, pensei mais uma vez. Não é uma review de um episódio em especial, mas sim de todo um seriado, um que significou bastante para mim durante três anos e teve seu fim em dezembro de 2012: Merlin, da BBC. Porém, só agora, quatro meses e dez dias depois, consegui encontrar a coragem para assistir aos dois últimos episódios da série. E me encontro devastada emocionalmente, ainda que satisfeita com o modo como foi encerrada.
      Era outubro de 2010 e fazia dois meses que eu havia entrado na rede social conhecida por formar as mais variadas fanbases de séries: o Tumblr. Em particular, de séries britânicas. Foi graças ao Tumblr que descobri seriados como Misfits, Skins, Sherlock, Sirens, e passei a assisti-los. Isso também aconteceu com Merlin. Ver vários gifs, vídeos e fotos do magricela com orelhas protuberantes espalhados pela minha dashboard despertou minha curiosidade e procurei saber mais sobre a série, para depois começar a baixá-la e me encontrar perdidamente apaixonada por ela.

A Série

      Merlin fala sobre a história do rei Arthur, com o diferencial de que ela é centrada no personagem conhecido como aquele velhinho mágico que ajuda o rei a governar. Não é só isso: nessa versão da história, o Merlin é jovem, acabou de chegar em Camelot e precisa aprender a dominar e aperfeiçoar sua magia, enquanto a esconde do rei Uther Pendragon, o pai de Arthur, que ainda é um príncipe mimadinho e metido. Uther, apesar de gentil e justo, tem tolerância zero por aqueles que possuem poderes mágicos, o que torna Camelot conhecida como território perigoso para os feiticeiros...


      ... para o azar de Merlin, que só descobre isso quando chega lá. Ele passa a viver com Gaius, o curandeiro real, que é, durante muito tempo, o único personagem a ter conhecimento da sua magia. Logo que chega em Camelot, ele arruma encrenca com Arthur, sem saber que se tratava do príncipe. Eles iniciam uma luta no mínimo ridícula e Merlin consegue escapar de ser morto usando seus poderes. A antipatia a primeira vista entre os dois é geralmente o momento que faz o público se apaixonar pela série. 
      Bem, o primeiro episódio vai passando e acaba que Merlin salva a vida de Arthur (a primeira vez de muitas) e termina tornando-se o servo pessoal dele. Aí a coisa começa a ficar boa. Eu assisti as duas temporadas que já haviam sido exibidas da série em uma semana e fiquei na espera da terceira. Nunca houve semana mais gloriosa que aquela.
      Com o passar das temporadas, a história vai amadurecendo e tomando forma, surgindo semelhanças com a história original do Rei Arthur e desencadeando o plot principal: um personagem anteriormente do bem se rebela contra a proibição da magia e declara guerra à Camelot, iniciando o melhor momento no seriado.

Os Personagens

      Merlin: interpretado por Colin Morgan, a criatura mais adorável que você vai ver na vida. 


      É cientificamente comprovado que quando Colin Morgan chora, fadas morrem, flores murcham e golfinhos viram purpurina. A ciência ainda não conseguiu explicar, porém, como esse homem consegue parecer um bebê em algumas horas e uma sexy beast em outras.

dayum

      Colin Morgan também tem as mais sensacionais maçãs do rosto já vistas (há controvérsias, porém, já que Benedict Cumberbatch, de Sherlock, também é um forte candidato a esse prêmio), os olhos mais azuis e as orelhas mais sexies da BBC. Agora sobre Merlin: é o personagem que dá título à série, então é, obviamente, o que recebe mais destaque. É a mente brilhante, também, compensando pelos vários momentos de burrice de Arthur.

      Arthur: sim, o príncipe-futuro-rei de Camelot é tenso de idiota. O que tem de bonito, tem de simplório. Talvez eu esteja exagerando, mas é isso mesmo nas primeiras temporadas. Mas ele até que leva jeito para governar. Os passatempos favoritos de Arthur se resumem em mandar em Merlin, atazanar o juízo de Merlin, bater em Merlin, mandar Merlin calar a boca, abusar sexualmente de Merlin e treinar com sua espada. Ah, e dar em cima das princesas que visitam o reino. Mas isso não dura muito. Um dia ele se aquieta. Arthur é interpretado por Bradley James, que foi o rei do meu coração por bastante tempo.

Gato, você é o rei Arthur? Então me mostra sua excalibur, seu lindo!

Você merece dois gifs seguidos sem motivo nenhum.


      Uther: rei de Camelot, pai de Arthur e simplesmente obcecado por combater a magia no reino. É interpretado por Anthony Head, aquele cara que fez Buffy. Não há muito o que falar sobre ele, tudo pode ser resumido com isso:


      Morgana: ninguém entende exatamente quem Morgana é no começo da série, mas depois fica claro que ela é a "protegida" de Uther. Eu pensava que isso era uma desculpa pra ele dar uns pegas nela, mas depois percebi que ela é mais uma filha de criação mesmo. A atriz que faz essa personagem é a Katie McGrath, que passou duas vezes pela fila da beleza mas resolveu ignorar a de boa atuação. 

Você tem sorte por ser tão linda que consegue ofuscar sua falta de talento pra atuar, sua linda!

      Gwen: diminutivo de Guinevere, essa aí é o contrário da Morgana: a atriz atua bem, mas não é tão bonita. Eu não a acho feia, mas tem um monte de gente que fica de mimimi dizendo que esperava uma Guinevere bem mais bonita. Quem interpreta é a Angel Coulby.

#chatiada com os haters

      Inexplicavelmente, porém, Gwen é a típica personagem piriquita-de-ouro: praticamente todos os personagens já foram a fim de dar uns catos nela menos Merlin, que só é a fim de dar uns catos no Arthur. Mas ela não é só um rostinho bonito não mesmo: Guinevere é bem badass e até salva o dia algumas vezes.

Levanta a cabeça e não se abala, princesa!! Manda beijo pro recalque que você que pega os atores gostosos da série

      Os Cavaleiros da Távola Redonda: Sir Leon, Sir Percival, Sir Gwaine, Sir Elyan e Sir Lancelot. Eles não se tornam cavaleiros até o fim da terceira temporada (olha o spoiler!), mas é mais fácil falar deles assim. Na verdade, eu vou deixar as imagens falarem por mim. Você ainda não encontrou motivos suficientes para ver Merlin? Calma que eu te dou alguns:

O verdadeiro motivo pelo qual assistimos Merlin

Leon, Percival e Gwaine: os mais queridos pela parcela da audiência com um mínimo de bom senso.

Anota aí pra jogar no Google depois: Tom Hopper, Adetomiwa Edun, Eoin Macken e Rupert Young. Tem também Santiago Cabrera, que é o Lancelot.

Esse é o Sir Leon. Ele é o cavaleiro mais antigo e mais leal a Arthur e aparece em meados da segunda temporada, tornando-se recorrente na terceira, para alegria geral da nação.

Tom Hopper interpreta Sir Percival, que pode ser bem resumido por esse gif. Ele é o único cavaleiro que não tem mangas na sua cota de malha, e todo mundo é eternamente grato por isso. Percival aparece na história bem do nada, como um amigo de Gwaine, e sua primeira e única função no seu episódio de estréia é usar sua força, bem representada por seus braços bem legais, para mover uma pedra no caminho de Arthur. Isso diz muito sobre ele.

Gwaine apareceu na terceira temporada e instantaneamente se tornou meu personagem favorito. Ele tem o cabelo mais bonito da série. Isso já é suficiente. 

Elyan é irmão da Gwen e é daqueles personagens que se dividem em apertável-cuti-cuti-coisa-mais-linda e BADASS MOTHERFUCKER CHUTADOR DE BUNDAS. Esse cara é 10.

Lancelot... Lancelot é sensacional. Não há palavras para descrevê-lo. É preciso assistir a série e ver do que estou falando. Lancelot causa um monte de discórdias. Ele também dá uns pegas na Gwen.

      Mordred: Mordred é um druida que aparece em Camelot e tem uma importância muito grande para o  desenrolar da história e para o Merlin descobrir mais sobre seus poderes. Ele aparece em dois momentos: no primeiro, é interpretado por Asa Butterfield, aquele amiguinho do Menino do Pijama Listrado também conhecido como Hugo Cabret.

Sou o ator mais famoso do elenco.

      Depois, ele tem um surto de crescimento muito bem explicado não e passa a ser interpretado pelo Alexander Vlahos, também conhecido como Vlavla, que foi uma grande adição ao elenco por motivos de:

Congratulations on growing up!

      Vlavla forma juntamente com Colin Morgan a dupla mais fofinha-apertável-quero-levar-pra-casa do seriado e já é motivo suficiente para assistir Merlin. 

oops

      No mais, temos Gaius, interpretado pelo Richard Wilson, no elenco principal. O elenco de apoio em vários episódios é recheado por atores famosos por outros seriados como Liam Cunningham, Mackenzie Cook, Joe Dempsie, Charles Dance (os quatro de Game of Thrones), Nathaniel Parker e Holliday Grainger. Além disso, John Hurt, o Olivaras de Harry Potter, faz a voz do dragão (sim, há dragões na série!).

O Homoerotic Subtext

      Cheguei no que chama mais atenção no seriado: o relacionamento entre Merlin e Arthur. Esses dois são tão adoráveis que seria impossível não enxergar algo além da amizade entre eles.


      Talvez seja a devoção de Merlin por Arthur, talvez seja o fato de que todo episódio um deles acaba salvando a vida do outro, depois de se preocupar desesperadamente com o futuro incerto dele, ou talvez seja simplesmente pelas implicâncias que eles têm entre si que nos fazem rir e ao mesmo tempo suspirar "awn" para a tela. Não se sabe como ou porque, mas Arthur e Merlin tornou-se o casal-não-casal favorito de muita gente apaixonada por seriados. O bromance deles é a peça chave para o sucesso da série, e isso é óbvio. Merlin carece de efeitos especiais decentes e seu roteiro, apesar de cativante, não poderia ser chamado de "um poço de ação". Na verdade, quem espera batalhas sangrentas dignas das outras produções medievais vai se decepcionar bastante. Há batalhas, lógico, mas as espadas permanecem limpinhas e é raro ver uma gota de sangue derramada, apesar de que quase todos os primeiros episódios tem execuções em praça pública por acusações de feitiçaria. Vai entender.
      O que se sabe é que Merlin é considerado um "programa para toda a família". É, inclusive, exibido pela HBO Family no Brasil. Os valores de amor e amizade entre os personagens são ressaltados o tempo inteiro, mas é lógico que muita gente enxerga além disso. Merlin e Arthur são o que prende o público, são a alma e o coração da série. São dois lados de uma mesma moeda, um é o destino do outro, como sempre é ressaltado por Kilgharrah, o dragão filósofo da história. Os dois são hétero: arrumam interesses amorosos ao longo da história e um deles até casa. Mas quem liga pra isso? Ser shipper de "Merthur" é muito mais gostoso.


Reflexões Pós-Fim da Série

      Consegui chegar ao fim do post sem soltar muitos spoilers, e isso é uma grande conquista. A verdade é que eu quero, com isso aqui, fazer todo mundo se interessar em assistir Merlin, e contar o que acontece na história não ajuda a fazer isso. Ser fã de Merlin é uma delícia. É uma série leve, com muito humor, e ao mesmo tempo é dramática. Já perdi as contas de quantas vezes chorei com ela. A história consegue prender e surpreender quem assiste.
      Após cinco temporadas, Merlin chegou ao fim. Eu chorei bastante e ainda me encontro destruída por dentro. Acho que esperei tanto tempo para assistir ao final porque sabia que não estava preparada para dizer adeus. É uma parte de mim que se vai com essa série, e o que fica é a certeza de que todos os momentos em que eu pensei em parar de assistir, seja pelos efeitos bem fracos ou pelo roteiro tornando-se previsível, serviram para fortalecer a ideia de que Merlin é, com toda a certeza, uma das melhores séries que eu já assisti e definitivamente vai fazer parte do que eu vou mostrar aos meus futuros filhos.
      Um dos critérios que eu mais levo em consideração na hora de me apegar a uma série é como ela trata seus personagens. Já cansei de assistir seriados muito bons em questão de ação, lutas, bombas, derramamento de sangue, roteiro e tudo o mais, mas que não tratavam da conexão entre os personagens e da formação de seus caráteres ao longo das temporadas. Se Merlin peca em efeitos (como todas as séries da BBC), compensa nesse aspecto. Nunca foi tão fácil para mim me apegar a uma série como foi com Merlin três anos atrás, nunca foi tão fácil dizer "eu amo esses personagens" e chorar quando eles choram, e rir quando eles riem. Sabe quando eu disse lá em cima que quando Colin Morgan chora, coisas ruins acontecem? É porque ele é um ator tão sensacional que inevitavelmente passa as mais variadas emoções para quem o assiste. 
      Os atores, com a exceção ainda que tolerável de Katie McGrath, são fantásticos. Colin Morgan venceu em 2012 o National Television Awards de Melhor Ator pela série, que já foi indicada a vários outros prêmios. O Youtube está recheado de vídeos de Diários de Filmagem (Merlin Cast Diaries), que mostram os atores numa sintonia perfeita. É uma série ótima para assistir, para rir e chorar junto, que cativa e que, com certeza, deixou saudades após seu fim.


Um comentário:

  1. KKKKKKKKK adorei. Ganhou o prêmio de post mais "elaborado" do blog, Becs hahaha

    ResponderExcluir